O que é nameservers/DNS?

DNS ou Domain Name System, é um protocolo hierárquico que armazena e divulga a relação entre endereço IPs e domínios.

Quando você solicita ao seu navegador, cliente de e-mail, cliente de FTP, ou qualquer outro aplicativo um determinado domínio, automaticamente ele faz uma requisição ao servidor DNS configurado, e encontra o respectivo endereço IP da máquina que fornece o serviço. Essa estrutura possibilita utilizar “nomes” ao invés de “IPs” que são muito mais amigáveis. 

Após registrar um novo domínio é necessário informar os DNS do servidor que hospedará o endereço na internet.

O processo de publicação é feito pelos órgãos responsáveis pelo registro de domínios. Estes órgãos atualizam seus servidores publicando uma “lista” de novos registros de domínios e alterações de servidores DNS, para domínios já registrados. Esse processo é seguido da propagação, durante a qual as bases de dados dos servidores DNS dos provedores de acesso são atualizadas.

Após esse processo, os domínios passam a apontar para o endereço IP do servidor onde estão as informações do site. Por exemplo, você transferiu o seu site de outro provedor para a GalaxyServer, alterou os servidores DNS para os da GalaxyServer e a publicação ocorreu normalmente.

Normalmente, a propagação não ultrapassa 72 horas, mas podem ocorrer situações, principalmente no caso de domínios internacionais, em que este prazo é extrapolado. Isso depende exclusivamente da política do órgão que realiza os registros. Além disso, a propagação dessas informações para os servidores DNS dos provedores de acesso pode levar algum tempo.

O que pode acontecer:

Você tenta acessar o seu domínio e ainda aparece o site que estava no antigo provedor ou o site não está acessível caso seja um novo registro de domínio, mas o domínio no registro está com status publicado. Isso ocorre justamente por causa do tempo necessário para a propagação(atualização) dos servidores DNS do seu provedor de acesso.

Os DNS especifica qual nome de domínio pertence a um determinado IP. As informações de todos os DNS estão concentradas em uma central de registros. 

Isto torna possível que qualquer pessoa acesse seu site pelo nome de domínios ao invés de ter de fazê-lo por uma sequência de números ou IP.

Imagine que em vez de você acessar seus sites através do endereço: seusite.com.br tivesse que digitar: 192.152.10.25

Este período é chamado de período de propagação, sendo necessário aguardar este período, para que o seu domínio fique acessível.



Comentários via facebook.